Resumo
Introdução: A sífilis é uma doença infecciosa, a qual o agente etiológico é a bactéria Treponema pallidum. Sua transmissão ocorre em sua maioria por meio de relação sexual. No entanto, se houver infecção durante a gravidez e a doença não for identificada e tratada corretamente, a sífilis poderá ser transmitida por via placentária, caracterizando a sífilis congênita. Essa é considerada uma doença epidêmica e um problema de saúde pública no Brasil. Sua incidência vinha diminuindo, entretanto, nos últimos 10 anos vem ocorrendo um aumento progressivo de casos. Objetivo: Este estudo objetiva analisar dados epidemiológicos de sífilis congênita em crianças de 0 a 27 dias e as gestantes no município de Assis. Metodologia: Este estudo será de natureza descritiva e do tipo ecológico com base em dados coletados sobre as notificações de casos confirmados na cidade de Assis- estado de São Paulo (SP) entre os anos de 2020 à 2023. Resultados e Discussão: Todas as notificações em Assis se referiam a recém nascidos de até 6 dias. Quanto à evolução dos casos confirmados, obteve-se 3 casos vivos e sem nenhum relato de óbito. Todas as gestantes dos casos confirmados realizaram pré-natal, sendo a sífilis materna identificada nessas consultas. No município de Assis os casos confirmados foram de 1 em cada ano no período analisado. O grau de escolaridade materno relaciona-se com uma prevalência de ensino médio incompleto, o que diverge dos dados do estado. Conclusão: Na cidade analisada a faixa etária de recém-nascidos de até seis dias é consistente com a maioria dos casos no estado. Já o nível de escolaridade materna difere do estado de São Paulo, em que as mães diagnosticadas apresentam, em sua maioria, ensino médio completo. Tanto na cidade quanto no estado a faixa etária materna mais frequente está entre 20 e 24 anos, e todos os diagnósticos de sífilis materna ocorreram durante o pré-natal. Os dados coletados reforçam a importância do pré-natal como ferramenta essencial na prevenção e diagnóstico precoce da sífilis congênita e destacam a necessidade de intervenções para aumentar o nível educacional e conscientização das gestantes.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Tabnet. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/.
PEDIATRIA, Sociedade Brasileira de. Tratado de pediatria. 6th ed. Barueri: Manole, 2024. E-book. p.819. ISBN 9788520458679. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520458679/.
GOLDMAN, Lee; SCHAFER, Andrew I. Goldman-Cecil Medicina. 26th ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2022. E-book. p.2186. ISBN 9788595159297. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595159297/.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 A.R International Health Beacon Journal (ISSN 2966-2168)