ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NO MANEJO DA DOR CRÔNICA ORTOPÉDICA
PDF

Palavras-chave

Chronic orthopedic pain; Multidisciplinary management; Quality of life; Integrated treatment; Literature review.

Como Citar

Won-Held, A. V. de M., Vieira , A. V., Santos, J. C., Eulálio, J. P. L. N., Cavalcante, D. P., Shockness, D. C., … PORTES , M. A. (2024). ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NO MANEJO DA DOR CRÔNICA ORTOPÉDICA. A.R International Health Beacon Journal (ISSN 2966-2168), 1(4), 46–52. Recuperado de https://healthbeaconjournal.com/index.php/ihbj/article/view/17

Resumo

RESUMO

 

A dor crônica ortopédica é uma condição debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Este artigo de revisão bibliográfica visa explorar as abordagens multidisciplinares no manejo dessa condição, destacando a importância de uma equipe de saúde integrada para um tratamento eficaz. O objetivo deste estudo é identificar as intervenções mais eficazes na gestão da dor crônica ortopédica através de uma abordagem multidisciplinar. A metodologia consistiu na revisão de estudos publicados em bases de dados renomadas, utilizando descritores específicos para identificar as intervenções mais relevantes. Os resultados mostram que a combinação de tratamentos farmacológicos, fisioterápicos e psicológicos proporciona melhores resultados no controle da dor e na melhora da funcionalidade dos pacientes. Além disso, a comunicação eficaz entre médico e paciente, a humanização das práticas em saúde e a individualização dos planos terapêuticos são fatores críticos para o sucesso do tratamento. Conclui-se que uma abordagem multidisciplinar é essencial para o manejo efetivo da dor crônica ortopédica, sugerindo a necessidade de protocolos integrados nas práticas clínicas e a implementação de programas de treinamento em comunicação para profissionais de saúde, visando otimizar os desfechos dos pacientes.

 

Palavras-chave: Dor crônica ortopédica; Manejo multidisciplinar; Qualidade de vida; Tratamento integrado; Revisão bibliográfica.

PDF

Referências

COFFITO. Traumato-ortopedia na atenção primária. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15716#more-15716. Acesso em: 5 ago. 2024.

FUCHS, M.; CASSAPIAN, M. R. A Terapia Ocupacional e a dor crônica em pacientes de Ortopedia e Reumatologia: revisão bibliográfica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 20, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/554. Acesso em: 5 ago. 2024.

KOBAYASHI, R.; et al. Tratado de dor musculoesquelética da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2018. Acesso em: 5 ago. 2024.

FRANÇA, A. A. A comunicação no tratamento de dores crônicas musculoesqueléticas: estudo fenomenológico com médicos. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Acesso em: 5 ago. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 A.R International Health Beacon Journal (ISSN 2966-2168)