Resumo
O texto destaca a importância da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Atenção Primária à Saúde (APS) e menciona o Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes Mellitus (HIPERDIA), o qual visa oferecer acompanhamento e tratamento para portadores de hipertensão e diabetes. O uso da Educação Popular em Saúde (EPS) é ressaltado, sendo uma estratégia para envolver a comunidade na promoção da saúde. Um exemplo prático é apresentado, onde alunos do 2° período do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) desenvolvem o projeto “HIPERDIA: descomplicando hipertensão e diabetes”, realizando encontros semanalmente em uma UBS situada no Tejuco, em São João Del Rei/MG, onde foram realizadas atividades dinâmicas e práticas de aferição de pressão arterial e glicemia, além da abordagem de palestras com temas como: alimentação saudável, atividade física, consequências das doenças e aspectos emocionais. A experiência proporcionou troca mútua de vivências entre os estudantes e os usuários da UBS, incentivando o pensamento crítico e destacando a importância da abordagem ética e acolhedora. Observou-se progresso na comunidade-alvo, refletido na maior participação e adesão aos conhecimentos sobre hipertensão, diabetes e autocuidado, contribuindo para o crescimento social de todos. Destacou-se a importância de uma prática de cuidado que valoriza o conhecimento prévio dos usuários, baseada na formação de vínculo e confiança.
Referências
Brasil.Ministério da Saúde.Portaria nº 2.436,de 22 de setembro de 2017.Estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil.Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde.Manual de Cuidados Paliativos.2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde,2002.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 371, de 4 de março de 2002. Dispõe sobre a criação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.
Ciência & Saúde Coletiva. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. 2014.
SOUZA, A. C.; LOPES, M. J. M. Práticas terapêuticas entre idosos de Porto Alegre:uma abordagem qualitativa. V. 41, n. 1, p. 52-56, 2007.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 A.R International Health Beacon Journal (ISSN 2966-2168)